Diretamente da França trouxemos um clássico, e apesar de ser reconhecido como um prato de alto nível, a sua simplicidade no preparo e complexidade no sabor é o que o torna incrível.
A receita original é feita com as carnes filé mignon ou alcatra, mas podem ser substituídas por qualquer bife macio que tiver aí.
Vamos precisar de:
- 1 kg de filé mignon cortado em medalhões (8 medalhões)
- 1 Dente de alho moído para cada medalhão
- 3 colheres (sopa) de mostarda
- 2 caixinhas de creme de leite
- Sal e pimenta a gosto
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- 1 colher (sobremesa) de azeite
- 1 cebola bem picadinha
Para começar:
Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Coloque a chapa para aquecer com 1 colher de manteiga e 1 fio de azeite. Depois de bem quente, adiciones os medalhões na chapa, enquanto prepara os medalhões jogue a mantei por cima para que eles peguem o gosto. Lembre-se que não deve meche-los de lugar até que dourem por baixo, neste momento vire-os e continue o processo. Após dourar o outro lado, verifique se está um ponto antes do desejado, pois a carne ainda irá cozinhar no molho. Reserve.
Em uma panela, adicione 1 fio de azeite e doure o alho, depois acrescente a cebola e o caldo de legumes, cozinhe até o caldo dissolver completamente, então acrescente a mostarda e o creme de leite, misture bem e deixe cozinhar por aproximadamente 1 minuto, caso fique muito grosso o molho adicione um pouco de leite.
Despeje o molho na chapa sobre os filés, para que o molho se junte ao caldo, (caso queira incrementar, antes de adicionar o molho, despeje 30ml de vinho branco e cozinhe junto ao caldo por 1 minuto).
Cozinhe por mais 2 minutos e pronto!
Sirva acompanhado de um arroz branco e que não tem erro, todos irão amar.