fbpx
4 Dicas de Como Não Explodir a Panela de Pressão

A panela de pressão é algo mágico, capaz de cozinhar completamente as carnes mais fibrosas em poucos minutos, porém existe um pequeno risco de explodir quando não utilizada de maneira correta. Pensando nisso, reunimos 4 dicas que se você seguir corretamente, não precisará limpar o teto sujo de feijão.

As válvulas – são elas que controlam a pressão, seu entupimento causa a explosão. Mas as panelas de hoje em dia já vêm com uma segunda válvula por precaução, assim evitando o desastre.

Cálculo de cozimento – é o chiado que indica que a panela está na pressão, as receitas sempre informam o tempo de cozimento a partir deste ponto. Para garantir que dê tudo certo, diminua o fogo e conte o tempo, lembrando que se deve ocupar no máximo 2/3 do volume da panela com o alimento ou água.

Para tirar da pressão – basta desligar o fogo e esperar que a pressão saia naturalmente, mas caso esteja com pressa, você pode levantar a válvula principal com uma colher de pau, tendo muito cuidado para não se queimar com o vapor. Evite choque térmico na panela, não retire do fogo e coloque diretamente na água, pois danifica a panela, jamais tente abrir antes da pressão esvair.

Manutenção – Fique sempre de olho na borracha de vedação, ela não pode estar trincada, soltando ou desbotando, caso tenha alguma destas características basta trocar. As válvulas, se necessário, também podem ser substituídas e, na hora de guardar a panela, não a feche, pois pode deformar sua borracha.

Com estas dicas você prolongará a vida de sua panela de pressão e aproveitará a grande aliada que ela é na cozinha com mais segurança.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *